Em semanas comuns, as Loterias CAIXA promovem dois sorteios da Mega-Sena. Já nas semanas especiais, as chamadas Mega-Semanas, são feitos três sorteios. “Isso democratiza porque dá mais uma chance para as pessoas apostarem e ganharem naquela semana”, afirmou o gerente nacional de Produtos Lotéricos da CAIXA, Carlos Leite.
Até o final de 2019, a Mega-Sena realizará Mega-Semanas das Mães, em maio; das Férias, em julho; de Pais, em agosto, da Sorte, em outubro e de Natal, que fecha o calendário 2019 da Mega-Sena antes do concurso especial Mega da Virada. A Semana de Verão aconteceu em janeiro e a de Carnaval em Fevereiro.
O calendário temático das Mega-Semanas pode variar a cada ano.
A Mega-Semana foi promovida pela primeira vez em dezembro de 2010 para adequar o número do concurso da Mega da Virada.
As Mega-Semanas são exclusividade da Mega-Sena, a modalidade mais vendida e que oferece os maiores prêmios das Loterias. Em 2018, apenas a Mega-Sena arrecadou R$ 5,3 bilhões, 38% da arrecadação total. A segunda modalidade mais vendida foi a Lotofácil, com R$ 4 bilhões e 29% do total arrecadado.
Final 0 e 5
Outra peculiaridade da Mega-Sena são os concursos de final 0 e 5. Tais concursos são conhecidos por ter premiações maiores, parte do valor dos concursos anteriores acumula para estas edições. Por exemplo, você faz um concurso de final 3, então um percentual do prêmio bruto desse final 3 vai um pouco para o final 0 e para o final 5.
Dos dez maiores prêmios da história da modalidade, oito foram em concurso de final 0 ou 5. Estão incluídos nesses recordes de premiação algumas edições da Mega da Virada, que além de também terminar em 0 ou 5, a cada concurso da Mega-Sena, leva ainda um percentual que vai acumulando até o final do ano.